Pedro Neves

Maçonaria - Esoterismo - Simbolismo

Textos

MAÇONARIA - 009 - APRENDER E ASSIMILAR
MAÇONARIA
APRENDER E ASSIMILAR

“Aquele que busca a aprendizagem crescerá a cada novo dia” (Lao Tse) – O Tao da Física – Fritjof Capra, pág 38 – 28ª Ed. Cultrix.
“O livro é uma máquina infernal capaz de produzir significações” Merleau Ponty.
O que é escrever? “É apanhar as palavras em estado selvagem” (Sartre).
A leitura de artigos sobre o tema nos periódicos selecionados pode levar a mudanças na escolha feita e,  precisa ser desenvolvido buscando-se um equilíbrio entre familiarizar-se com o que já foi investigado e manter uma certa originalidade. É preciso ler criticamente, buscando observar uma certa independência de pensamento e uma visão ampla do que esta sendo estudado. Vale ainda o conselho que é dado por Francis Bacon “Leia, não para contradizer ou negar, ou negar, nem para acreditar ou aceitar sem crítica... mas, para pesar e refletir”.
As Lojas maçônicas eram livres, isto é, não pertenciam a um poder central.
Guildas = Associações, Sindicatos.
As Tavernas:
1ª ) The Goose and Gridiron ( o ganso e a grelha), hoje (Lodge of Antiquity nº 2).
2ª ) The Crown ( coroa ), não mais existe.
3ª ) The Apple Tree ( a macieira), hoje (Lodge of Fortitude and Old Cumberland nº 12.
4ª )  The Runner and the Grapes ( a taça de uvas), hoje (Royal Samerset House and Invernees Lodge nº 4.
Não existiam templos, as reuniões eram nas tabernas e nos adros das igrejas.
Com isto, Vamos pesar e refletir os Landmarks?
Albert Mackey, e outros tentaram durante anos implantar os seus Landmarks, houve várias proposições em números variáveis de quantidade, e finalmente se estabeleceu que seriam XXV, conforme Mackey.
Foram criados conforme os costumes de uma época, em um país onde imperava o Rei, logo, não era uma democracia.
Em seus itens, diz: O processo de reconhecimento é inquestionável, onde esta escrito nas leis maçônicas que a Grande Loja da Inglaterra é que pode dar reconhecimento? Quem lhe deu tais poderes? A prerrogativa de se criar maçons pela livre vontade, isto é normal? As lojas só podem funcionar regularmente na presença do Venerável e dos Vigilantes, a ausência do Venerável a torna irregular? Isto pode ser questionado? A visitação é um direito dos maçons. As lojas são independentes. Será? A Grande Loja da Inglaterra quis impor a presença da bíblia, o que não foi aceito pela França e outros países, que desejavam adotar o livro sagrado de cada um deles ou o que cada maçom respeitasse, isto é que torna a maçonaria universal.
E por último, a inalterabilidade, de todos artigos anteriores. A maçonaria é a busca constante da verdade, não devemos aceitar que artigos produzidos há dois séculos atrás, não possam ser alterados conforme os usos e costumes do nosso século. A maçonaria não é propriedade da Grande Loja da Inglaterra, ela é propriedade de homens que são livres e que sejam de bons costumes. Existem maçons que passaram pela iniciação, mas, jamais foram iniciados, são profanos de avental, apenas passaram pela iniciação, mas, no mundo profano temos muitos maçons que não estão na maçonaria, é necessário buscá-los.  

SAIBA COMO ADQUIRIR O LIVRO ANÁLISE DO RITUAL DE APRENDIZ MAÇOM - REAA. VISITE O SITE: www.pedroneves.recantodasletras.com.br  e veja livros à venda.

PEDRO NEVES .’. M .’. I .’. GR .’. 33
PÉRICLES NEVES .’. M .’. I .’. GR .’. 33
SITE: www.pedroneves.recantodasletras.com.br
Pedro Neves
Enviado por Pedro Neves em 06/04/2008
Alterado em 23/11/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras