Pedro Neves

Maçonaria - Esoterismo - Simbolismo

Textos

MAÇONARIA - 008 - SESSÃO SOLENE DE INICIAÇÃO - PARTE 1
AOS LEITORES

Este livro é fruto de muito trabalho e pesquisa. Para aqueles buscadores de Gnose, que procuram a espiritualização maior.
Se você procura por diversão, este não é um livro indicado, é melhor que o feche e procure outro gênero de literatura.
O importante no esoterismo e misticismo, é o que não é dito, é o que esta nas entrelinhas.
Não temos de nos preocupar se profanos terão acesso a nossa literatura, o nosso segredo não é composto de sinais, toques e palavras. Ele é a Gnose interior.
A Maçonaria possui várias potências e ritos, todos sem dúvida, são regulares de acordo com os as normas estabelecidas, mas, nem todos reconhecidos, mas, nenhuma potência é detentora da Maçonaria, temos que começar a mudar os nossos conceitos. Rever os antigos Landmarks é um dever, a inalterabilidade é algo a ser mudado.  
Sigamos o que, 500 anos antes de Cristo, Heráclito deixou escrito: Nada é permanente exceto as mudanças. Ninguém entra no mesmo rio pela segunda vez, quando entra novamente, a água que entrou na primeira vez, já passou. Um novo tempo esta começando.
                                                        OS AUTORES - (PN e PN)

CAPÍTULO 5
SESSÃO SOLENE DE INICIAÇÃO

COMENTÁRIOS
São aceitos aqueles a quem consideramos que tenham bons costumes, que acreditem em um Ser Supremo  Criador do Universo, de tudo que existiu, existe e existirá, e na sobrevivência do espírito após a morte. Que seja livre, ou seja, que não esteja sujeito a entraves sociais, que o privem, momentaneamente, de parte de sua liberdade e o que é pior, o tornem escravo de suas próprias paixões e de seus preconceitos. È, precisamente desse jugo que se deve libertar aquele que aspire pertencer a Ordem Maçônica. Assim, o homem que voluntariamente, abdica de sua liberdade, deve ser excluído da Ordem, porque, não sendo senhor de sua própria individualidade, não pode contrair nenhum compromisso sério.

CAPÍTULO 6
A LOJA

Sobre uma câmara, tem a forma de um quadrilongo, possuí três portas, uma no oriente, uma no ocidente e uma ao sul , em cima de cada uma as palavras, Sinceridade, Coragem, Perseverança. A sua entrada principal era pela porta do ocidente, onde havia duas colunas ocas de bronze, encimadas por romãs, e que era antecedida por uma imensa sala.
No seu interior, havia uma abóbada azul, sustentada por doze colunas,  semeada de estrelas e nuvens, com os emblemas do Sol, da Lua e inúmeros outros astros, o seu piso, era um pavimento com quadrados brancos e pretos, tendo a sua orla dentada. No centro há um livro representando o Código de Moral, baseado no amor ao próximo; que cada um  respeita e segue; a filosofia, que cada qual adota e, enfim a fé, que os governa. No oriente o local de assento do Venerável Mestre, no ocidente e no sul se assentam os seus dois Vigilantes. Em cada um destes locais há uma janela, só não há janela em sua parte norte.

COMENTÁRIOS
As Lojas, podem variar em sua estrutura física ou de posicionamento dos oficiais, devido aos ritos adotados e disponibilidade dos irmãos, mas, o básico geralmente é sempre o mesmo.

CAPÍTULO 7
A CAMARA DE REFLEXÕES

        O Venerável Mestre, questiona novamente, durante que tempo devemos trabalhar como aprendizes maçons, sendo informado que do meio dia à meia noite.

O seu acesso era através da ampla sala que antecedia a entrada do palácio.


COMENTÁRIOS
O ambiente é propício para meditação e pensar sobre a instabilidade da vida humana.
Recebem então, a informação sobre o que é ser Maçom. São homens escolhidos, cuja doutrina tem por base o Supremo Ser Universal,  o GADU, que é Deus; como regra, a Lei Natural; por causa, a Verdade, a Liberdade e a Lei Moral, por princípio, a Caridade, a Fraternidade e a Igualdade; por frutos, a Virtude, a sociabilidade e o progresso; por fim, a felicidade dos povos, que, incessantemente, ela procura reunir sob sua bandeira de paz. Assim, Ordem Maçônica nunca deixará de existir, enquanto houver o gênero humano.
Toma ciência de quais são seus deveres em caso de ser aceito. Honrar e venerar o Deus de seu coração, a quem agradece, as boas ações que pratica para com o próximo e os bens que lhe couberem em partilha; tratar todos os homens, sem distinção de classe e de raça, como seus iguais; combater a ambição, o orgulho, o erro e os preconceitos; lutar contra a ignorância, a mentira, o fanatismo e a superstição, que são os flagelos causadores de todos os males que afligem a Humanidade e entravam o progresso; praticar a Justiça recíproca, como verdadeira salvaguarda dos direitos e dos interesses de todos, e a tolerância, que deixa a cada um o direito de escolher e seguir sua religião e suas opiniões; deplorar os que erram, esforçando-se, porém, para reconduzi-los ao verdadeiro caminho; enfim ir em socorro do infortúnio e da aflição. O Maçom cumprirá todos esses deveres porque tem a Fé, que lhe dá coragem; a perseverança, que vence os obstáculos e o devotamento,que o leva a fazer o Bem, mesmo com o risco de sua vida e sem esperar outra recompensa que a tranqüilidade de consciência.

CAPÍTULO 8
PREPARAÇÃO

Na câmara de reflexões para onde é conduzido vendado, o candidato, é recebido por um guia que lhe diz: “eu sou vosso guia; tendes confiança em mim e nada receeis”.

COMENTÁRIOS
Nas iniciações, em fraternidades iniciáticas, o modo de preparar o candidato pode variar, de acordo com ritos adotados, tudo com a finalidade de levar o candidato a pensar sobre a instabilidade da vida humana, não se trata de querer humilhar os candidatos, tudo tem a sua razão de ser.  

SAIBA COMO ADQUIRIR O LIVRO ANÁLISE DO RITUAL DE APRENDIZ MAÇOM - REAA. VISITE O SITE: www.pedroneves.recantodasletras.com.br  e veja livros à venda.

PEDRO NEVES .'. M .'. I .'. GRAU 33 .'.
PÉRICLES NEVES .'. M .'. I .'. GRAU 33 .'.
SITE MAÇÔNICO: www.pedroneves.recantosdasletras.com.br
Pedro Neves
Enviado por Pedro Neves em 30/03/2008
Alterado em 23/11/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras