Pedro Neves

Maçonaria - Esoterismo - Simbolismo

Textos

MAÇONARIA - 007 - O CIMENTO MÍSTICO - PARTE 1
MAÇONARIA

O CIMENTO MÍSTICO

Parte 1

Devemos ter sempre em mente, que o Templo que esta para ser construído, não é um Templo material, é o nosso Templo espiritual, o nosso Templo Interior    
Para a construção do nosso  Templo Interior, necessitamos de uma argamassa forte, que irá ligar as pedras entre si, e posteriormente utilizando-a como reboco no acabamento.
Utilizamos no início da construção as pedras brutas (nossas asperezas e imperfeições), que serão envolvidas com uma argamassa que chamamos de cimento místico.
Em seguida, vamos levantando as paredes com as pedras polidas (desbastamento das asperezas e imperfeições), interligadas pelo cimento místico, devendo posteriormente haver restaurações periódicas para se manter o edifício em todo o seu esplendor.
Mas, o que é o Cimento Místico?
Ele é constituído das mistura refinada das virtudes (disposições da alma que nos induzem a prática do bem). As virtudes podem ser: Espirituais, Morais, Filosóficas, tais como, Lealdade, Amor, Lei, Liberdade, Igualdade, Fraternidade, Dever, Paciência, Qualidade, Humildade, Sabedoria, Força, Beleza, Fé, Esperança, Caridade, Prudência, Justiça, Fortaleza, Temperança, Ética, Vontade, Sinceridade, Coragem, Perseverança, Confiança, Amizade, Moral, Razão, Reflexão, Trabalho, União, Harmonia, Tolerância, Solidariedade, Pureza, Silêncio, Dignidade, etc.
Existem outras virtudes que também podem fazer parte da mistura do Cimento Místico, que com o passar do tempo vamos acrescentando proporcionalmente para que o Templo Interno possa ficar cada vez mais forte.
Para cada construção há uma mistura de Cimento Místico, com diferentes formulações e proporções, pois, nenhum edifício é igual ao outro.  

SAIBA COMO ADQUIRIR O LIVRO ANÁLISE DO RITUAL DE APRENDIZ MAÇOM - REAA. VISITE O SITE: www.pedroneves.recantodasletras.com.br  e veja livros à venda.

PEDRO NEVES .’. M .’. I .’. GR .’. 33
PÉRICLES NEVES M .'. I .'. GR .'. 33
SITE MAÇÔNICO
www.pedroneves.recantodasletras.com.br

Pedro Neves
Enviado por Pedro Neves em 15/03/2008
Alterado em 23/11/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras