Pedro Neves

Maçonaria - Esoterismo - Simbolismo

Textos

MAÇONARIA - 128 - O TEMPLO INTERIOR
MAÇONARIA
128
O TEMPLO INTERIOR
Deus pediu a Moisés que construísse um Tabernáculo, segundo o “modelo” mostrado, e com os mínimos detalhes para a construção, onde Ele manifestaria a sua presença no meio do povo. Nunca, jamais, em tempo algum, solicitou que lhe construíssem um Templo feito por mãos humanas, pois, sua morada é o universo infinito, e, o que é maior que o infinito não caberia em um espaço físico limitado, Is – 66:1-2, Atos – 7:48-49.
O Templo material serviu durante algum tempo, para tentarmos fazer a comunhão espiritual com as leis divinas que foram escritas nas duas tábuas de pedra que ficavam dentro da Arca da Aliança, no interior do Templo, no “Santo dos Santos.” O senhor disse ao rei Davi que qualquer Templo construído seria destruído, e que um filho da linhagem de Davi, lhe ergueria um Templo que seria eterno (O Messias).
Uma nova aliança foi feita e as leis foram colocadas em nossos corações (Heb – 10:16). Para o oriental, o coração é a sede da consciência, ele possui também, duas partes: o átrio direito e o átrio esquerdo. Para o ocidental, a sede da consciência é o cérebro, também, dividido em duas partes: hemisfério direito e hemisfério esquerdo.
“Não sabeis vós que sóis o Templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” 1 Cor – 3:16. Se nós somos o templo e temos as leis escritas em nosso interior, são duas as tábuas da lei, o coração é dividido em duas partes e cérebro também é dividido em duas partes, somos o Templo e possuímos a Arca da Aliança com as leis em nosso interior, este é o predito Templo que será eterno. O Templo material de pedras e a Arca da Aliança, já não são mais necessários, possuem valor histórico.
Não adianta falar em Liberdade, Igualdade, Fraternidade, Fé, Esperança e Caridade, e não colocar em prática, ficar apenas no discurso oficial dentro dos Templos. Se todos nós somos filhos de um mesmo Pai, somos todos irmãos, e devemos ter em mente que, se o nosso irmão primogênito que é guia e modelo para todos, e sempre intercede em nosso favor junto ao Pai, que o ama, e esse amor se estende a nós, os outros filhos, temos que fazer cumprir a lei “Amai-vos uns aos outros, formai uma única família, sede todos irmãos!”
Só quando aprendemos a calar as vozes exteriores, quando nos desligamos das agitações e tribulações da vida, é que podemos sentir a verdadeira manifestação dos fluidos cósmicos em nosso ser interior e, como o sacrifício e a oferta do cordeiro divino já foram feitos há dois mil anos atrás, como somos seres relativos da criação, nos resta apenas passamos por um processo de purificação, só assim, poderemos nos aproximar do Criador que é único e Absoluto, então, fazemos brilhar a nossa luz como está escrito: “Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.” Mat – 5:14 a 16.  Boas obras se fazem com Amor e Caridade.
Em nossas preces devemos nos lembrar de todos, se pedimos o pão devemos pedir para todos e não somente para nós. Quando fazemos brilhar a nossa luz em favor do próximo, somos os primeiros a ser beneficiados, pois, quem porta a luz é o primeiro a ser iluminado.
Feliz, aquele que entende que, “Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é partícula do continente uma parte da terra; se um torrão é arrastado pelo mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti.” - John Donne.
A dificuldade está em entender que possuímos uma partícula divina, mas, a manifestação de uma partícula do que é infinito, também é infinita, portanto, somos imortais.

PARA AQUISIÇÃO DO LIVRO ANÁLISE DO RITUAL DE APRENDIZ MAÇOM - REAA, SOLICITE ATRAVÉS DO SITE: www.pedroneves.recantodasletras.com.br
CLICANDO EM LIVROS À VENDA OU ENVIANDO E-MAIL DE SOLICITAÇÃO PARA: neves.pedro@gmail.com ou no site do Mercado Livre.

Pedro Neves .’. M.’. I.’. 33.’. KTJ
Membro Efetivo da Academia Maçônica de Letras do Brasil – Arcádia Belo Horizonte
Cadeira 001 – Patrono: Arlindo dos Santos
Preceptor da Suprema Ordem Civil e Militar dos Cavaleiros Templários
Péricles Neves .’. M.’. I.’. 33.’. KT
Membro Efetivo da Academia Maçônica de Letras do Brasil – Arcádia Belo Horizonte
Cadeira 007 – Patrono: Boanerges Barbosa de Castro
SITES:
www.pedroneves.recantodasletras.com.br - www.periclesneves.recantodasletras.com.br -
www.academiamaconicadeletrasdobrasil.blogspot.com -  www.trabalhosmaconicos.blogspot.com -
www.cavaleirostemplariosbhmg.blogspot.com
Pedro Neves e Péricles Neves
Enviado por Pedro Neves em 22/10/2014


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras