Pedro Neves

Maçonaria - Esoterismo - Simbolismo

Textos

MAÇONARIA - 123 - MAÇONARIA UNIVERSAL?
MAÇONARIA
123
MAÇONARIA UNIVERSAL?
Ouvimos e lemos bastante sobre o termo Maçonaria Universal, será que é correto?
Apesar de todo avanço tecnológico, a ciência ainda não tem resposta positiva para a pergunta, existe vida inteligente fora da terra? Até o presente momento, a resposta é negativa.
Existem leis que realmente governam todo o universo conhecido, na Física, Química, Biologia, etc, então, nós podemos afirmar que são leis universais. O mesmo não se aplica, para linguas faladas em nosso pequeno planeta, filosofia, religião, esportes, etc.
É muita presunção, utilizarmos o termo Maçonaria Universal. Se a maçonaria existe apenas em nosso planeta, o termo correto é: Maçonaria Mundial, Alguns irão defender o uso do termo errado por uma questão de tradição, mas, se a maçonaria é conhecida pela busca constante da verdade, então, nós devemos corrigir o erro.
No sentido de se dar uma conotação mais grandiosa para a Sublime Instituição Maçônica, é que se criaram órgãos que nunca existiram anteriormente, tribunais, assembléias, etc, como os existentes no chamado mundo profano. Foi criado na realidade um verdadeiro estado dentro do estado. Chegamos ao cúmulo de termos mais deputados em nossas assembléias maçônicas, do que as dos estados que compõem o nosso país. Ex: A Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais possui 77 deputados estaduais, para mais ou menos 20 milhões de habitantes, mas, apenas uma das instituições maçônica do estado possui mais de 300 deputados estaduais e seus adjuntos para representar 8.000 maçons, se somarmos tôdas instituições maçônicas do estado de Minas Gerais, nós teremos mais ou menos 1.000 deputados estaduais, para não mais que 25.000 maçons. No órgão federal teremos mais ou menos 2.700 deputados federais e seus adjuntos para 88.000 maçons. As reuniões, só poderiam ser feitas em um ginásio. Não é pelo gigantismo de seus órgãos que a maçonaria vai se transformar em Universal.
Já errei na utilização do termo Universal, com certeza não iremos repeti-lo.

Pedro Neves .’. M.’. I.’. 33.’. MRA
Membro Efetivo da Cadeira 001 – Patrono: Arlindo dos Santos
da
Academia Maçônica de Letras do Brasil – Arcádia Belo Horizonte
Preceptor da Suprema Ordem Civil e Militar dos Cavaleiros Templários

Para aquisição do Livro ANÁLISE DO RITUAL DE APRENDIZ MAÇOM - REAA, solicite através do site: www.pedroneves.recantodasletras.com.br
Clicando em livros à venda ou enviando e-mail de solicitação ou através do site: www.mercadolivre.com.br em livros maçônicos.

SITES:
www.pedroneves.recantodasletras.com.br
www.periclesneves.recantodasletras.com.br
www.academiamaconicadeletrasdobrasil.blogspot.com
www.trabalhosmaconicos.blogspot.com
www.cavaleirostemplariosbhmg.blogspot.com

Pedro Neves
Enviado por Pedro Neves em 23/09/2013


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras