Pedro Neves

Maçonaria - Esoterismo - Simbolismo

Textos


TODOS ARTIGOS DO SITE: www.pedroneves.recantodasletras.com.br ESTÃO COM FUNDO MUSICAL.

5

UMA ESCADA DE CINCO DEGRAUS
(DI PRINZIO – 1980)

“A nova planta cresceu, agora tem cinco anos, descobriu o pentágono, mas ainda não a Estrela Flamejante, que tem cinco pontas”.

Livre interpretação da obra do pintor Di Prinzio, por Pedro Neves.

Sobre o pavimento de mosaico símbolo da dualidade na vida, existe uma construção constituída de uma escada de cinco degraus, representando a evolução do companheiro; as suas paredes duplas foram erguidas com pedras cúbicas polidas, que foram divididas em três sessões, em sua face exterior possuem a representação de seres alados (anjos), como a guardarem a obra.
Na primeira sessão externa, do lado esquerdo por cima das pedras estão os signos zodiacais: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, interligados com a 2ª parede interna, onde estão os símbolos alquímicos dos planetas: Vênus, Mercúrio e Lua. No lado direito externo os signos: Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes, interligados com a 2ª parede interna, onde estão os símbolos de: Júpiter, Marte e o Sol. Ao centro, entre as paredes a letra “G” (gnose, geômetra e grande), e o símbolo de Saturno. O Esquadro e o Compasso entrelaçados, simbolizam que o espírito (compasso), começa a se sobrepor à matéria (esquadro). O companheiro descobre o pentágono, que forma uma cadeia em torno do Olho que tudo Vê; que emite radiações que se transformam como se fossem as luzes de um arco-íris (entre os antigos gregos, simbolizava a união entre o reino dos Deuses e a Terra). O companheiro ainda não descobriu a Estrela Flamejante de cinco pontas.
A trolha e a régua, são instrumentos utilizados na construção do templo interno erigido ao eterno.
A revolução anual da terra ao redor do Sol está dividida em 360º de um círculo, o qual, por sua vez, se subdivide em 12 arcos iguais, conhecidos como doze signos do zodíaco, dispostos ao longo das quatro estações do ano (primavera, verão, outono e inverno), os doze signos têm uma simbologia de caráter essencialmente dinâmico e cíclico. A seqüência dos signos representa toda a epopéia física e espiritual do homem e das coisas, desde o primeiro impulso da criação até a realização plena co ciclo que culmina com a emancipação espiritual. A sucessão dos signos zodiacais nos ensina que todas as coisas têm um começo, um meio e um fim. Mas que este fim é apenas o encerramento de um ciclo, encerramento necessário para que se produza uma transformação da consciência e o início de um novo ciclo existencial.
Por óbvias razões de limitações de espaço, o simbolismo de cada signo será dado aqui em rápidas pinceladas, tendo-se porém presente que o tema é tão vasto que os livros já escritos sobre o mesmo completariam várias bibliotecas.
“Áries, 21/03 a 20/04. Primeiro signo do zodíaco, representado pelo Carneiro, masculino, elemento o fogo, e o metal o ferro, instintivo e inteligente. Caráter ativo, capacidade de liderança, valor, decisão e entusiasmo, rege a cabeça e o cérebro.
Touro, 21/04 a 20/05. Representado pelo Touro, transforma a força criativa de Áries nos poderes de fecundação e procriação da natureza, feminino, elemento a terra, e o metal, o cobre. Símbolo do caráter perseverante, trabalhador, reflexivo, conservador, afetuoso. Rege os ouvidos, o pescoço e a garganta.
Gêmeos, 21/05 a 20/06. Representado por dois gêmeos, que são os místicos Castor e Pólux, simboliza o momento em que a força criadora de Áries e Touro se dividem em duas correntes, uma ascencional, espiritual, a outra é descendente, no sentido da multiplicidade das formas e do mundo fenomênico. Masculino, elemento o ar, metal é o mercúrio. Dom da inteligência rápida, capacidade de dedicar-se a várias coisas ao mesmo tempo, curiosidade mental, amor à ciência e à arte. Governa os braços e as mãos, o aparelho respiratório e o sistema nervoso periférico.
Câncer, 21/06 a 22/07. Signo da maternidade, simboliza as forças criadas e também a tenacidade pela vida, feminino, elemento a água, e como metal, a prata. Caráter sensível, receptivo e poder de imaginação. Governa o peito, o estômago e os seios.
Leão, 23/07 a 22/08. Simboliza força e vigor do fogo (poder solar), em seu apogeu. Poder da vontade, os sentimentos e emoções nobres. Masculino, elemento é o fogo, e seu metal é o ouro. Caráter enérgico, magnânimo, otimista, individualista, amante das artes e da amizade. Governa o coração e a circulação sangüínea.
Virgem, 23/08 a 22/09. No hemisfério norte, o sol cruza por este signo no final do verão, época da colheita. Por isso, ele é representado por uma jovem com duas espigas de trigo na mão. Simboliza a castidade ideal (a pureza do espírito e da alma), representa também a consciência dinâmica, feminino, elemento a terra, e como metal o mercúrio. Reservado, modesto metódico e ordenado, com grande capacidade analítica, digno e eficaz. Governa o ventre, o intestino e o fígado.
Libra, 23/09 a 22/10. A balança símbolo universal do equilíbrio, da legalidade e da justiça, masculino, elemento é o ar, e seu metal, o cobre. Afável, sentido de justiça, amor ao matrimônio, harmonia, refinamento, sociabilidade, intuição. Controla os rins e os órgãos genitais internos (particularmente os femininos).
Escorpião, 23/10 a 21/11. Símbolo da morte como momento de crise necessária à transformação, representa a perda pelo homem, de seu estado de inocência e pureza, devido à paixão pelos prazeres sensuais. Signo da transformação, simboliza a vitória final do ser espiritual sobre o reino da matéria. Feminino, elemento a água, e o metal o ferro. Enérgico e prático, tenaz e ativo, prudente e calculador, predisposto a capacidades psíquicas. Governa os órgãos sexuais e o intestino grosso.
Sagitário, 22/11 a 21/12. Representado por um centauro munido de arco e flecha preste a ser disparada. Simboliza a sabedoria e a autoridade. Símbolo cósmico do homem dual: animal e espírito. Nesse sentido, o arco retesado é emblema do estado de permanente tensão que existe entre o céu (masculino), e a terra (feminino). Masculino, tem como elemento o fogo, e como metal o estanho. Otimismo, sociabilidade e franqueza, amor às viagens e esportes, sentido do dever, entusiasmo e boa vontade. Governa os músculos e os quadris.
Capricórnio, 22/12 a 20/01. Signo de natureza dual, representado por um bode cujo corpo termina numa cauda de peixe (emblema de dois sentidos que pode assumir a vida humana). A precipitação no abismo aquático das paixões e da matéria, ou a escalada da montanha espiritual. Feminino, elemento é a terra, seu metal é o chumbo. Laborioso, reflexivo e perseverante, responsável e amante da solidão, cumpridor de seus deveres, paciente e tenaz. Governa os ossos, joelhos, articulações, pele e cabelo.
Aquário, 21/01 a 19/02. Simboliza o processo de dissolução e de composição das formas criadas, a perda dos limites ou fronteiras, a eminência da liberação espiritual através da destruição do mundo fenomênico. Masculino, elemento é o ar, seu metal, é o alumínio. Original e independente, lealdade, ação, prudência, intelectualidade. Rege os calcanhares.
Peixes, 20/02 a 20/03. O último signo do zodíaco representa o processo final de dissolução das formas iniciado em capricórnio. Representado por dois peixes dispostos lado a lado, mas em sentido inverso, simbolizando o momento final de liberação do espírito das malhas materiais. Feminino, seu elemento é a água, e seu metal, o estanho. Intuição, fé, piedade, compaixão, espírito de sacrifício, tendências místicas. O cristianismo, como religião, é um típico exemplo da mentalidade de peixes. Governa os pés e o sistema glandular”.
A simbologia de cada planeta é extremamente rica e complexa, abrangendo interpretação esotérica, astrológica, psicológica, mítica, etc. Cada planeta expressa uma determinada virtude ou tendência.
O Sol expressa vontade e atividade; a Lua, a imaginação e o mundo das formas; Marte, a ação e a destruição; Mercúrio, a inteligência e o movimento; Júpiter, o juízo crítico e a direção; Vênus, o amor e as relações humanas; Saturno, o conservadorismo e a reserva. 

SAIBA COMO ADQUIRIR O LIVRO ANÁLISE DO RITUAL DE APRENDIZ MAÇOM - REAA. VISITE O SITE: www.pedroneves.recantodasletras.com.br  e veja livros à venda.

PEDRO NEVES .’. M .’. I .’. 33
Site: www.pedroneves.recantodasletras.com.br

Pedro Neves
Enviado por Pedro Neves em 03/06/2008
Alterado em 23/11/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras