Pedro Neves

Maçonaria - Esoterismo - Simbolismo

Textos

MAÇONARIA - 130 - APERFEIÇOAMENTO MAÇÔNICO - SERÁ NECESSÁRIO?
MAÇONARIA
130
APERFEIÇOAMENTO MAÇÔNICO – SERÁ NECESSÁRIO?
A maçonaria atual, não possui uma Proposta Andragógica de Ensino, e os seus administradores em sua ampla maioria, não mostram preocupação com tal aprendizado. Afinal, a falta de preparo para exercerem cargos advém de seu total desconhecimento de maçonaria, desde a época em que foram iniciados como aprendizes, e não obtiveram em suas lojas simbólicas, a mínima instrução dos “mestres” que deveriam passar algum conhecimento ao novo membro, quem não sabe, não pode ensinar.
Na maçonaria, a mudança de graus está sendo feita por antiguidade e, em algumas lojas que exigem um trabalho, o mesmo geralmente é feito de cópias de outros e da internet. Se atinge os graus de companheiro e mestre, sem nenhum conhecimento e, em breve, um novo Venerável é Instalado, sem que tenha obtido qualquer conhecimento de maçonaria.
A maçonaria vive das glorias de um passado glorioso, e só impõe certo respeito, porque as pessoas que não são maçons desconhecem o que seja a maçonaria, não sabem quão fracos estamos. A Sublime Instituição teve os seus dias de esplendor atuando na libertação de povos, na política, no desenvolvimento espiritual e na prática da moral.
As administrações maçônicas do alto escalão, não todas, são constituídas por obreiros despreparados, que só pensam nos cargos que vão ocupar, sem conhecerem, as origens, a filosofia, a ritualística, o simbolismo, o esoterismo e as práticas maçônicas. Eles não conseguem, nem mesmo, extraírem o espírito da letra que mata, aliás, são raros os que conseguem, eles são os verdadeiros praticantes da arte real e os que mantêm sob sua guarda criteriosa os verdadeiros mistérios que não devem ser revelados ao vulgo.
A vaidade, e a briga pelo poder é a causa da maléfica divisão da instituição em dezenas de outras, todas mal formadas e com objetivos não maçônicos dos mais variados.
Quando uma instituição começa a propalar que pessoas famosas da antiguidade foram maçons, e não se pode mencionar o mesmo das pessoas de nosso tempo, quando deixamos de praticar a espiritualidade, quando transformamos a nossa filosofia em puro materialismo, quando passamos a viver de discursos oficiais, que jamais são colocados em prática, nós podemos sentir que a Sublime Instituição, já não está conseguindo cativar tantas mentes nobres, tantos vultos da humanidade, tantos espiritualistas.
A fonte está secando, a água da vida está rareando, o conhecimento ficará restrito a bem poucos, os sábios, os que conseguem manter a sua luz acessa, portanto, necessário se faz brilhar a nossa luz, para que não venham os maus dias, e digas, não tenho neles contentamento.
São chegados os tempos, em que um cego está a guiar outros cegos, quando isso acontece, todos podem despencar no precipício.      
Necessário se faz, então, o aperfeiçoamento, para que a Ordem maçônica volte a ser forte e altiva, e em suas oficinas se possa desbastar a pedra bruta, até que, com o passar das eras ela se torne um dia em pedra de esquina.

PARA AQUISIÇÃO DO LIVRO ANÁLISE DO RITUAL DE APRENDIZ MAÇOM - REAA SOLICITE ATRAVÉS DO SITE: www.pedroneves.recantodasletras.com.br
CLICANDO EM LIVROS À VENDA OU ENVIANDO E-MAIL DE SOLICITAÇÃO PARA: neves.pedro@gmail.com ou no site do Mercado Livre.

       Pedro Neves .’. M.’. I.’. 33.’. KTJ
Membro Efetivo da Academia Maçônica de Letras do Brasil – Arcádia Belo Horizonte
Cadeira 001 – Patrono: Arlindo dos Santos
               Preceptor da Suprema Ordem Civil e Militar dos Cavaleiros Templários


        Péricles Neves .’. M.’. I.’. 33.’. KT
Membro Efetivo da Academia Maçônica de Letras do Brasil - Arcádia Belo Horizonte
Cadeira 007 – Patrono: Boanerges Barbosa de Castro
SITES:
www.pedroneves.recantodasletras.com.br
www.periclesneves.recantodasletras.com.br
www.academiamaconicadeletrasdobrasil.blogspot.com
www.trabalhosmaconicos.blogspot.com
www.cavaleirostemplariosbhmg.blogspot.com

Pedro Neves e Péricles Neves
Enviado por Pedro Neves em 25/07/2016
Alterado em 23/06/2018


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras